top of page
Buscar

Concurso de contos e poesias da 11ª edição

  • flidam
  • 25 de jan. de 2024
  • 3 min de leitura

Confira como foi o concurso de contos e poesias da 11ª edição do Flidam - Festival Literário Int. da Diáspora Africana de São João de Meriti.

A solenidade de premiação ocorreu na Praça Getúlio Vargas (Praça da Matriz), Salão 4, Centro, São João de Meriti, na última 4ª feira, 23/11 às 9h e contou com estudantes das redes públicas municipal, estadual e federal de São João de Meriti. Todos os trabalhos foram avaliados pelos membros da Academia de Letras e Artes de São João de Meriti e os trabalhos foram avaliados observando critérios como criatividade e originalidade, figuras de linguagem, ritmo e transcendência, correção linguística, concisão, precisão, densidade e unidade de efeito, que possuem pesos diferentes, durante o evento as estudantes declamaram seus textos, que foram publicados nos anais, disponível em: https://doity.com.br/anais/flidam11 

Confira a classificação final:

Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Cursos Técnicos de Nível Médio ou Formação Inicial e Continuada (FIC)

1º lugar: Te acertei ?

Aila da Silva Santiago

Escola Federal: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) campus São João de Meriti (IFRJ)

2º lugar: Conto Unido: a canção da liberdade

Júlia de Sant'Anna Dutra de Oliveira

Escola Federal: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) campus São João de Meriti (IFRJ)

Ensino Médio

1º lugar: A Ilusão do Finalmente

Kaiky Teixeira Almeida

Escola Estadual: Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral

2º lugar: Vida Amarga

Caio dos Santos da Costa

Escola Estadual: Colégio Estadual Rubens Farrulla

2º lugar: Periferia

Tassiane Ferreira Barbosa

Escola Estadual: CIEP 169 Maria Augusta Correia

3º lugar: Oju Ayo

Nathaly Cardoso dos Santos Nobre

Escola Estadual: Colégio Estadual Prof. Murilo Braga

Ensino Fundamental II

1º lugar: poesia sobre racismo ambiental

Rannynne Victoria Amaro Miranda

Escola Estadual: CIEP 398 Mário Lima

2º lugar: Rascismo,Ambiente e cultura

Maria Eduarda dos Santos periquito

Escola Estadual: CIEP 398 Mário Lima

3º lugar: Racismo ambiental?

Ludmila Hanniel Santos Floriano

Escola Estadual: CIEP 398 Mário Lima

3º lugar: Isso é pela periferia?

Mayara Dias

Escola Estadual: CIEP 398 Mário Lima

Ensino Fundamental I

1º lugar: RACISMO AMBIENTAL

Yasmin Gonçalves Louriçal

Escola Municipal: E. M. General Charles de Gaulle

Importante destacar que São João de Meriti, foi a terra em que o Marinheiro João Cândido, líder da Revolta da Chibata, escolheu para viver os últimos anos de sua vida, e, o Festival Liteerário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti (Flidam), um dos mais importantes e tradicionais festivais literários do Estado do Rio de Janeiro, é uma concreta opção que colabora com a democratização e ampliação de acesso à cultura, nesta década, e, a Academia de Letras e Artes de São João de Meriti, (Alasjm), por meio do Flidam, já trouxe à luz temas como: composição da produção literária e artística afrodescendente, violências simbólicas, igualdade racial, revolta dos malês, cultura banto, identidades negras, abolição, o papel do Brasil na diáspora africana, aquilombamento e a ampliação da política de cotas raciais. Nesta 11ª edição, a mesma terra do "Mestre Sala dos Mares" abordará o tema Racismo ambiental: ancestralidade, sustentabilidade e cidadania.

O racismo ambiental é uma das formas de racismo estrutural onde comunidades são vulnerabilizadas, deslocadas e submetidas a condições insalubres, uma modalidade de segregação que atinge populações pobres, negras e indígenas. Sendo necessário refletir para compreendê-lo enquanto mecanismo de reprodução da injustiça. Favelas, territórios indígenas, quilombolas e periféricos, tais como São João de Meriti, também sofrem com práticas ambientais agressivas que impactam diretamente as populações que ali residem. Logo, combater o racismo ambiental pressupõe valorizar, refletir e divulgar os conhecimentos e história dos nossos ancestrais contribuindo para o exercício de uma plena cidadania com direito a cultura, educação, saúde, saneamento básico e à natureza com qualidade de vida no ambiente em que vive.

Por este motivo que nesta edição do Flidam apresentamos o concurso literário Acadêmica Zilferoli, desta vez, exclusivamente para estudantes regularmente matriculados(as) em escolas públicas municipais, estaduais e federais do território de São João de Meriti do:

* Ensino Fundamental I;

* Ensino Fundamental II;

* Ensino Médio;

* Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Cursos Técnicos de Nível Médio ou Formação Inicial e Continuada (FIC).

Ao realizarmos o concurso literário Acadêmica Zilferoli do Flidam deste ano acreditamos ser um mecanismo para estimular a criação literária e descobrir novos talentos que não encontram meios para editarem ou produzirem seus trabalhos, exercendo também o papel fundamental de aproximação entre o acadêmico e um autor iniciante que estuda em São João de Meriti.



 
 
 

Comments


bottom of page